Ando à procura de nós, num vasto universo, por tantos caminhos terrosos que insistimos em semear.

Nos vejo em tudo, em tanta invenção nesse território chamado Brasil.

Mas, ao mesmo tempo, um desejo de voltar ao que é nosso e tomar posse de tudo que é nosso me torna Corpo. Começo, a partir da nossa história.

 

Escritas do Corpo é um projeto autobiográfico realizado em diferentes etapas e linguagens que resultam em diferentes trabalhos artísticos. O projeto foi criado a partir de um sonho que terminou com um chamado de continuidade: “Escritas do corpo começa quando…”. A partir daí, tomou-se o nome e a forma.

Desde que cheguei a este mundo, a minha família materna é muito presente. Cresci aprendendo que para lidar com a dureza da vida é preciso aprender a esquivar e insistir em criar outros tantos bons momentos entre nós.

Meus pais e avós sempre nos contavam histórias sobre nós, seja por oralidade ou com fotografia. Tenho pra mim, que sou herdeira de muitos saberes ancestrais e dentre eles, os saberes da terra. E foi nessa certeza que produzi o mini-doc “Visita guiada na plantação de meus avós Albertino e Aracy” como parte deste primeiro capítulo de Escritas do Corpo. O terreiro, o caminhar, as conversas sobre e com as plantas, a ação de plantar, cuidar e colher são memórias vivas e são, presente. E aqui, meus avós contam um pouco dessa história…

Acesse em: Visita guiada na plantação de meus avós Albertino e Aracy – YouTube

 

Foto de Igor Cerqueira

Foto de Igor Cerqueira

Isabel Miranda é arte-educadora, artista visual e produtora cultural.

Leave a Reply