Quem Somos
Com ações contínuas, o AbraPalavra é uma entidade sem fins lucrativos, de direito privado e caráter cultural que valoriza a diversidade e tem como característica atuar em regiões descentralizadas da cidade, com projetos acessíveis e democráticos a partir de quatro frentes: formação, criação, pesquisa e produção cultural. Ponto de Cultura e Ponto de Memórias reconhecido pelo Programa Cultura Viva e pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), o Abrapalavra foi fundado pelos artistas e pesquisadores Aline Cântia e Chicó do Céu. A ideia surgiu em 2007, quando a dupla percorreu o Norte e o Nordeste do Brasil por alguns meses com o objetivo de conhecer projetos culturais, artistas populares, bibliotecas comunitárias e ações de registro e pesquisa da cultura brasileira.
Ao conhecerem também os Pontos de Cultura espalhados pelo país, Aline e Chicó decidiram que teriam um espaço destinado às narrativas do cotidiano. Assim, o AbraPalavra nasceu do desejo de formatar um tempo/espaço onde crianças, jovens e adultos pudessem ter acesso às próprias histórias, assim como conteúdos teóricos e artísticos de qualidade. Desde a data de sua criação, em 2011, o Instituto Cultural AbraPalavra vem gerindo e criando projetos que pensem e atuem para a formação e transformação social e cultural da sociedade, por meio de parcerias com instituições públicas e privadas, fundos internacionais e coletivos e associações sociais.
Em parceria com a Universidade do Minho (Braga, Portugal), o Instituto AbraPalavra vem trabalhando as Metas e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU na realidade cultural brasileira. Os ODS são utilizados tanto como referência para mensuração do desenvolvimento de seus projetos internos, assim como a aplicação junto a outras organizações e projetos parceiros.
Diretoria
Aline Cântia
Aline Cântia é narradora de histórias, gestora executiva de projetos, jornalista, Mestre em Estudos Literários (UFMG) e Doutora em Educação (UFF-RJ). Atua há 17 anos com coordenação, planejamento e produção de eventos no Brasil e no exterior, especialmente com festivais e mostras de caráter internacional. Aline está à frente da Candeia: Mostra Internacional de Narração Artística, que é considera uma referência em festivais da palavra, assim como de outras importantes realizações como o Oralidades – Simpósio de Narradores de Histórias produzido pelo Sesc-SP, o Sons da Cidade: Mostra Internacional de Violão de BH, entre outros.
Chicó do Céu
Chicó do Céu é músico, compositor e produtor cultural. Como artista, se apresentou em festivais por todo o Brasil e pelo mundo, passando pelos continentes da América do Sul, América Central, América do Norte, África e Europa. Para além da atuação nos palcos, Chicó se dedica a produção cultural desde 2008. O primeiros projetos e eventos foram realizados de forma independente, até que em 2011, o músico funda ao lado da narradora artística Aline Cântia, O Instituto Cultural Abra Palavra, com ações voltadas às artes integradas, a educação e a cultura popular.
Colaboradores
Fernando Chagas
Gestor cultural, é doutorando em Ciências da Cultura pela Universidade do Minho, Mestre em Política Social pela Universidade Federal Fluminense, com ênfase em Projetos governamentais e não-governamentais e graduado em Letras. Atuou como dinamizador na Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro no desenvolvimento dos planos de cultura dos seus municípios. Foi secretário municipal de cultura de Cabo Frio-MG. Foi arte-educador no Projeto Comunicarte do Programa Petrobras Comunidade, docente no Programa de Formação de Professores em Educação pelo Trabalho no Instituto Politécnico da UFRJ. . Atualmente é um dos organizadores da Candeia – Festival Internacional de Narração Artística de Belo Horizonte/MG, Brasil e coordenador e curador do Sons da Cidade – Mostra Internacional de Violão de BH.
Chistiane Castro Florêncio
Sócia da empresa Castro Andrade Gestão de Negócios Ltda., onde atua com a gestão empresarial, comercial, jurídica e financeira de Empresas Privadas, Associações Culturais e Cooperativas de Trabalho. Advogada e Consultora Jurídica atuante há 12 anos nas áreas do Direito Empresarial, Tributário, Cível, do Trabalho e Terceiro Setor. Bacharel em Direito e Especialista em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Pesquisadora do Programa Universitário de Apoio às Relações de Trabalho e à Administração da Justiça PRUNART-UFMG.
Paula Libéria
Produtora cultural e graduanda em comunicação social pela UNA, com habilitação em Relações Públicas. É atriz, formada pelo Centro de Formação Artística – CEFAR – Fundação Clóvis Salgado. Exerce planejamento estratégico em comunicação para produtos e eventos culturais, elabora projetos e realiza assessoria de imprensa. Como agente cultural e/ou artistas, prestou serviços para grupos e produtoras de Belo Horizonte, Galpão, Cia Pierrot Lunar, CCBB-BH, Confesso, AbraPalavra, A+Produtora, Sesc Palladium e Palácio das Artes. Hoje é apresentadora no podcast Histórias com Café.
A Mais Produtora – Tati Reis
Produtora Cultural, Bacharel em Relações Públicas, com especialização em Gestão Estratégica de Negócios. Gestora Cultural com formação no Observatório da Diversidade. Atua desde 2013 com Gestão, Elaboração de Projetos e Produção Cultural na A Mais Produtora, no Instituto Cultural AbraPalavra, no Grupo Confesso, no Cento de Danças Leticia Soares e em outras instituições. Em 2020 assumiu a Diretoria Administrativa do Teatro de Pesquisa e do Teatro da Cidade.
Jéssica Castro
Sócia da empresa Castro Andrade Gestão de Negócios Ltda., onde atua com a assessoria contábil, tributária e financeira de Empresas Privadas e do Terceiro Setor. Contadora empresarial atuante há 7 anos. Bacharel em Ciências Contábeis com ênfase na Contabilidade de Tributos pelo Centro Universitário UNA.